A Ilha de Guaratiba é uma região com potencial de grande valorização.
Com a duplicação da Avenida Das Américas, implantação do BRT e a construção do túnel Vice-presidente José Alencar o bairro passou a ter fácil e rápido acesso aos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz e Campo Grande, possibilitando aos moradores da Ilha de Guaratiba uma proximidade as melhores praias e a um farto comércio.
Região com muitas trilhas com vista panorâmica para as colinas, Restinga da Marambaia e praias.
Ideal para quem quer morar em um local com aparência de cidade do interior mas a poucos minutos da área urbana.
A natureza e outro ponto forte da região pois temos a flora intocada pelo homem como o Parque Estadual da Pedra Branca (a maior floresta urbana do mundo), reconhecido e preservado pela Lei Estadual nº 2.377 de 28 de junho de 1974, compreendendo todas as áreas situadas acima da linha da cota de 100 m do Maciço da Pedra Branca e seus contrafortes, com área aproximada de 12.492 hectares, localizado na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, em partes de 17 bairros como Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba e bem próximo temos na Barra de Guaratiba a flora personalizada pelo homem tendo o melhor exemplo o Sítio Roberto Burle Marx com experiências botânicas, paisagísticas e artísticas, o Sítio Roberto Burle Marx foi idealizado e administrado, pelo próprio Roberto Burle Marx. Agora, tombado e administrado pelo Iphan/MinC, reúne um grande acervo arquitetônico e botânico, incluindo a Capela de Santo Antônio da Bica, datada de 1690. Numa área de 468.500m², reúne cerca de 3.500 espécies de plantas, fruto do trabalho do paisagista, que adquiriu, restaurou e viveu no sítio de 1973 a 1994. A proximidade do Ilha de Guaratiba com o Sítio Roberto Burle Marx influenciou a Ilha de Guaratiba para se tornar um grande polo de comércio e cultivo de plantas para jardins.
Região muito agradável para quem gosta de cavalgadas pois existem diversos sítios com alugueis de baias que possibilitam os moradores terem seu próprio cavalo a um custo baixo.
Um recanto repleto de verde ao lado das mais belas praias do Rio de Janeiro.